Lobinhos

Escoteiros

Seniores

Pioneiros

Adultos

O Escotismo está organizado em Ramos, que se distinguem por programas e atividades diferentes, dentro da mesma metodologia escoteira. No GE JACUI, como em todos os Grupos Escoteiros, cada ramo pode ter em uma ou mais seções, considerando-se a faixa etária, o número de participantes e a disponibilidade de chefia:

A passagem de um Ramo para o seguinte pode ser feita quando o Lobinho contar de 10 a 11 anos, o Escoteiro de 14 a 15 anos e o Sênior de 17 a 18 anos, levando em conta as características individuais de cada criança ou jovem.

O GE JACUI é um Grupo Escoteiro que pratica a Modalidade do Básica. Assim, além das atividades básicas desenvolvidas pelo Escotismo, predominam atividades orientadas para ações ambientais e comunitárias.

Maiores informações:

Reuniões: Clubinho Piratini
CEP: 96745-000 Vila Aços Finos Piratini,  Charqueadas RS.

Geral: sábados, de 14:00 às 17:30 h todos os Ramos
www.jacuiescoteiros.com.br

Webmaster: fernandogeografo@gmail.com

Atualmente, 28 milhões de pessoas praticam o escotismo no mundo todo. No Brasil, são cerca de 70 mil. Se você pensa que ser escoteiro significa apenas vestir um uniforme, ajudar velhinhas a atravessar ruas e acampar no meio mato, está enganado. É claro que isso faz parte da vida dos escoteiros, mas há muito mais por trás disso. Por meio de jogos, trabalhos manuais, excursões, músicas e muitas outras atividades, os escoteiros aprendem valores fundamentais, como a importância de ajudar o próximo, respeitar a natureza, conviver em grupo, ter autonomia, responsabilidade e auto-confiança.

"O principal objetivo do movimento escoteiro é a formação do caráter".O Grupo Escoteiro Jacui vem fazendo sua parte a mais de 24 anos buscando sempre aprimorar a formação dos adultos dentro do Método Escoteiro que é o APRENDER FAZENDO!

Ramos escoteiros

Cada grupo escoteiro é divido em ramos, que são definidos de acordo com a idade. Ao contrário do que muita gente pensa, as meninas também podem ser escoteiras. Fica a critério de cada grupo definir se as turmas serão exclusivamente femininas, masculinas ou mistas. E não se deve confundir o escotismo com o bandeirantismo. Os bandeirantes - que também aceitam tanto meninos como meninas - formam outro movimento que segue princípios semelhantes, mas cuja organização é independente do movimento escoteiro.

Dos 7 aos 10 anos, as crianças formam a Alcatéia e recebem o nome de lobinhos ou lobinhas. Cada turma de lobinhos ou lobinhas é chamada de matilha. Nessa etapa, aprendem diversas coisas, como acender fogueira, cantar o hino nacional, conhecer sinais de trânsito, praticar boas ações, cuidar da higiene pessoal e até mesmo economizar dinheiro. "Desde cedo, a criança aprende a assumir responsabilidades, a refletir sobre suas atitudes e desenvolver espírito de equipe, dentro de suas possibilidades, é claro, e respeitando a individualidade de cada um".

Dos 11 aos 14 anos, as crianças integram a Tropa Escoteira, etapa em que aumentam seus conhecimentos sobre convivência em grupo, primeiros socorros, sobrevivência em lugares inóspitos, respeito à natureza, solidariedade e cidadania. Cada turma de escoteiros é chamada de patrulha e seu lema é "Sempre alerta!", que significa estar sempre pronto para ajudar quem precisa. Dos 14 aos 18, os meninos formam a Tropa Sênior e as meninas formam a Tropa Guia. No entanto, ambos podem integrar a Tropa Sênior Mista.

Antes de completar 18 anos, o Sênior ou a Guia são encaminhados para o Clã Pioneiro. Faz parte da programação dessa etapa escolher uma entre as dezenas de especialidades, como segurança, meteorologia, pesca, montanhismo, nutrição ou salvamento. As especialidades têm como finalidade para estimular o interesse do jovem e, quem sabe, até direcioná-lo para uma futura profissão. Aos 21 anos, o jovem adulto poderá continuar como voluntário no movimento escoteiro.

Educação para a vida toda

Qualquer pessoa pode ingressar no movimento escoteiro, independente da idade e da religião. "O escotismo complementa a educação dada às crianças e aos jovens pela escola e pela família, de um modo não formal. Nele, cada um assume seu próprio desenvolvimento, tornando-se um cidadão consciente de seus deveres e direitos. São ensinamentos que carregamos para a vida toda".

Os acampamentos são a chave do método pedagógico escoteiro.
" As crianças e jovens aprendem a se virar. Elas precisam saber usar uma faca, montar sua barraca, se proteger. Ao mesmo tempo, precisam aprender a se organizar, ter disciplina e a trabalhar em grupo, pois cada um tem uma tarefa que, se não for cumprida, atrapalha os demais. Além disso, o próprio contato com a natureza proporciona um enorme aprendizado".

A cada quatro anos, os escoteiros realizam encontros mundiais chamados Jamborees. "Não existe nada mais comovente do que ver milhares de jovens de diversos países se comunicando, interagindo, sem nenhuma rivalidade". Em 2007, haverá um Jamboree Mundial na Inglaterra, em comemoração aos 100 anos do movimento escoteiro, que pretende reunir 40 mil pessoas.

Todas as atividades dos escoteiros obedecem à Lei Escoteira, que estimula o jovem a ser um cidadão honrado, leal, útil, amigo, cortês, bondoso, obediente, alegre, econômico e limpo.

Lei escoteira

1 - O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
2 - O Escoteiro é leal.
3 - O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
4 - O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
5 - O Escoteiro é cortês.
6 - O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
7 - O Escoteiro é obediente e disciplinado.
8 - O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
9 - O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
10 - O Escoteiro é limpo de corpo e alma