PURIFICAÇÃO DA ÁGUA

Para se purificar a água, devemos ferve-la, mas existem outros meios químicos que têm como única contra-indicação a alteração do paladar:

Ø     Água oxigenada: uma colher de café para 1 litro de água

Ø     Sulfato de cobre: em solução 1/1.000.

Ø     Iodo: uma colher de café para 1 litro de água

Ø     Limão: bom contra os germes do tifo e da cólera.

Ø     Café: bom como desinfetante e preservativo.

PRECIPITAÇÃO

  Para se precipitar as impurezas da água, tornando-a boa para beber, joga-se um pouco de areia limpa na vasilha e espera-se.

Um pouco de café coado garante a conservação da água nos cantis e reservatórios por longos períodos de tempo.

 

CANTIL

 

 

Se você não dispuser de cantis adequados para a reserva de água, pode improvisa-los com cocos ou bambus.

 

 

FILTROS

 

 

 

Para se fazer um bom filtro na selva, toma-se uma vasilha qualquer e faz-se um furo na sua parte lateral inferior. Enche-se o fundo com seixos (fragmentos sólidos de rocha) e sobre estes se colocam seixos menores (pedregulhos). Depois se põe uma camada de areia limpa e uma camada de 10 cm de carvão poído e peneirado. Esse filtro assim construído pode durar anos, fornecendo sempre uma água boa para se beber. A figura mostra a água da chuva sendo captada diretamente no filtro fixado a uma árvore.

     

MINIFILTRO

  Se a água que se quer beber é em pequena quantidade, até 300ml, pode-se faze-lo usando um chumaço de algodão ou gaze ou ainda algumas camadas de papel higiênico.

ANTENA D’ÁGUA

  Para se captar a água depositada pelo orvalho (boa de se beber), arma-se uma antena d’água, o que pode ser feito de dois modos.

 

 

 

1) Amarra-se uma pedaço de plástico, de preferência preto, pelas pontas, em quatro paus fincados no chão, a uma altura de 50 cm do solo. Coloca-se no centro do plástico uma pedra, o que provoca um afunilamento, distante uns 30 cm do solo. Sob a ponta formada pela pedra coloca-se então a vasilha. O orvalho evaporado pelo calor do sol será recondensado em contato com o plástico e escorrerá para a vasilha em forma de água.

 

 

2) Cava-se um pequeno buraco no solo, o suficiente para ajustar a vasilha. Sobre o buraco arma-se uma pequena tenda com um pedaço de plástico. O funcionamento ser’o mesmo que no caso anterior.

   

Este filtro pode quebrar muitos galhos, em uma jornada, acampamento etc, você contava com a água de um certo rio mas um dia antes deu uma tremenda chuva e o rio ficou com suas águas todas embarradas, o que fazer? hoje em dia encontramos garrafas tipo pet em todo lugar, tire seu fundo, coloque na boca da garrafa qualquer pano, pode ser ate seu lenço limpo, pegue no rio areia fina e coloque em cima do pano e sucessivamente vá engrossando ate serem pedrinhas, em cima de tudo coloque uma camada de folhas, pronto apos passar alguns litros de água para limpar tudo estará pronta para consumo.