Plano de Grupo

 

 INTRODUÇÃO

O Plano Estratégico  pretende que as associações escoteiras definam seus objetivos de desenvolvimento, desde agora, planos de ação que permitam a conquista desses objetivos.
Para alcançar tal resultado, o Plano Estratégico propõe que cada Grupo Escoteiro fixe suas próprias metas, de modo que os planos posteriores dos níveis intermediários da estrutura organizacional da associação, assim como o próprio plano nacional, contemplem as ações necessárias para apoiá-los.
Ao elaborar seu plano, um grupo tomará consciência do que é e do que pode ser, de seus acertos e de suas carências. Do mesmo modo, os demais componentes da estrutura organizacional reverão suas posições e saberão se estão correspondendo ao que deles se espera.
Por isso se afirma que o processo utilizado para definir uma meta é tão importante quanto a própria meta.


O QUE É UM PLANO DE GRUPO?

É uma ferramenta que ajuda o grupo a organizar todos os seus recursos para passar do estado atual para o estado desejado. NADA É TÃO BOM QUE NÃO POSSA SER MELHORADO!
Melhorar a vivência dos valores do Escotismo, oferecer aos jovens programações atraentes, dispor de dirigentes capacitados, possuir tradições firmes, dirigir com eficácia, ampliar recursos financeiros, reforçar o papel do grupo na comunidade, aumentar seus efetivos, são tarefas em que não se pode improvisar.
Por isso, é necessário planejar. E planejar significa encarar de frente uma situação e modificá-la para melhor por meio de uma ação organizada. Devemos saber exatamente onde queremos chegar, como fazê-lo, quando e com quem. Não esqueçamos que o futuro pertence a quem tem planos para o futuro. A BASE DO SUCESSO É UMA VISÃO POSITIVA DE SEU FUTURO!
Devemos perguntar sempre: - O QUE? ONDE? QUANDO? COMO? E QUEM?


PASSOS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GRUPO

O plano começa revisando participativamente e honestamente a situação atual do grupo, com o objetivo de identificar os principais problemas que devem ser enfrentados.
Em seguida, deve-se encontrar uma proposta concreta que signifique uma mudança na situação existente, isto é uma meta.
Mas a meta não se cumprirá por si só. É preciso definir ações para levar a cabo a proposta, para chegar à meta.
E as ações necessitam responsáveis que as executem. Por isso é necessário distribuir tarefas entre os dirigentes e os organismos do grupo. Só assim se começa a executar um plano.
Por último, durante e após a execução do plano, é necessário avaliar se estão sendo ou se foram alcançados os resultados esperados.


ÁREAS ESTRATÉGICAS

Valores, que representam o "estilo" próprio do Escotismo, tal como definido no propósito e nos princípios, e expressos na lei e na promessa.
Programa Escoteiro, que compreende as atividades que o grupo oferece aos seus membros juvenis e o modo segundo o qual elas se desenvolvem.
Captação e formação de adultos, que se refere à postura educacional dos adultos que dirigem e aplicam o programa.
Gestão institucional, onde se agrupam as tarefas de organização e administração.
Gestão financeira, que diz respeito à obtenção e administração desses serviços.
Crescimento, que se refere ao aumento do efetivo do grupo.


OS INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO

Dentro de cada área estratégica, foram isolados as principais funções e tarefas habituais de um grupo. Com relação a cada uma delas, se definiu um estado desejável a alcançar. A esse estado desejável, formulado em termos de pergunta, deu-se o nome de indicador de desenvolvimento.
O indicador de desenvolvimento é "uma manifestação de boa saúde" que permite medir ou observar até que ponto nosso grupo se aproxima de uma média aceitável. Se, mais adiante, a meta é fixada segundo os mesmos termos usados pelo indicador, esta será, igualmente, mensurável ou observável.
A definir a situação atual de cada indicador escolhido não basta indicar "sim" ou "não". É preciso explicar, com precisão e brevidade, "por que".


O QUE É UMA META?

Meta é uma palavra que nos indica o ponto ao qual queremos chegar. Isso inclui um pouco de imaginação para pensar em como poderia ser a situação futura do nosso grupo. Inclui, também, a capacidade de fazê-lo de forma realista e positiva.
Contudo a meta não tem que igualar, obrigatoriamente, o indicador de desenvolvimento, mas antes uma média aceitável. Basta portanto que traduza uma modificação para melhor e possível na situação atual.
A meta deve ser redigida com precisão, clareza e em linguagem que todos possam entender, de modo a que ninguém tenha dúvidas ou se confunda a respeito da meta que se estabeleceu.
Toda meta exige um prazo. Definiu-se então um prazo médio de três anos para implementação do plano, com revisões anuais,  Assim o grupo terá sempre metas atualizadas e desafiantes para três anos. Isso é muito importante para dar um senso de futuro à ação de cada ano.


O QUE É UMA AÇÃO?

É uma atividade que devemos desenvolver para passar da situação atual para a meta proposta.
Cada meta pode motivar uma ou várias ações.
Em geral, todas as metas se traduzirão em ações para o primeiro ano. Só excepcionalmente teremos uma meta trienal cujas ações só começarão no segundo ou terceiro ano.
As ações devem ser precisas. Podem indicar atividades a serem desenvolvidas por todo o grupo ou por cada uma das seções.

Para formular com precisão uma ação, deve-se responder às seguintes perguntas:

a) Em que consiste? Atividade
b) A quem e a quantos está dirigida? Destinatários
c) Onde se fará? Lugar
d) Quando se realizará? Prazo
e) Com quê se fará? Recursos

Nem sempre essas perguntas poderão ser respondidas; mas é conveniente consultar este esquema para evitar esquecimentos.


ATRIBUINDO RESPONSABILIDADES

Cada ação necessita um responsável. Pode ser um indivíduo ou uma equipe. O importante é que a responsabilidade não se dilua mas sim a atribuição de tarefas.
O responsável pelo acompanhamento do plano de grupo é o seu Presidente. Tal acompanhamento se fará:

  1. por meio de entrevistas individuais periódicas com os responsáveis, em que se analisa o grau de cumprimento das tarefas a cargo dessa pessoa ou desse organismo;

  2. mantendo estatísticas confiáveis, que permitam avaliar com precisão os progressos, nas metas que são mensuráveis;

  3. por meio de observação direta das ações projetadas, introduzindo correções, ênfase ou reforços;

  4. nas reuniões periódicas da direção do grupo, em que se reservará, sempre, um certo tempo, para examinar o andamento do plano em uma determinada área estratégica;

  5. nos Indabas semestrais de grupo especialmente convocados para esse fim.


VALORES

Esta área de refere aos valores que caracterizam o Movimento Escoteiro, tal como definidos no propósito, nos princípios, na lei e na promessa escoteira.
O método escoteiro exige que tais valores sejam assumidos por nossos membros juvenis, por escotistas e por dirigentes de uma maneira tão profunda que passe a formar parte integrante de sua personalidade e de sua conduta.
A obtenção deste objetivo é a missão fundamental do movimento, e a medida em que se alcança representa maior ou menor sucesso do grupo no cumprimento de sua missão educacional.

Item Situação Atual Meta Triênio Ações Primeiro Ano Responsável
1 Os adultos do grupo pelas suas condutas individuais, servem de exemplo para os jovens, no que se refere aos valores?
A Conduta é Razoável, pois existem focos isolados de exemplos negativos (atitudes infantis, perda de paciência, etc.) e há uma estagnação no adestramento pessoal . Incluir no Manual de Procedimentos e Normas todas as normas informais de conduta já adotadas;
. Realizar Seminários semestrais, com dinâmicas de grupo de capacitação e auto-avaliação;
. Elaborar um cadastro de cursos a nível nacional e cursantes em potencial.
1. Compilar as normas informais já adotadas.
2. Apresentar à chefia, um estudo dirigido de auto-avaliação, no 1º Seminário.
 
1. Presidência
2. Diretoria Técnica
3. Diretoria Administrativa
2 As reuniões da direção do grupo constituem oportunidade para o desenvolvimento de valores?  
Sim, as reuniões são um ponto de encontro com troca de experiências, discussões saudáveis e lembrança freqüente de valores. . Incluir no Manual de Procedimentos e Normas o protocolo (cerimonial) de Reuniões. 4. Compilar o nosso protocolo de reuniões, organizá-lo e ampliá-lo se julgarmos necessário.
5. Criar novas opções para o desenvolvimento da reunião a título de reflexão e sugestões práticas.
4. Presidência
5. Diretoria Técnica

PROGRAMA ESCOTEIRO

O programa escoteiro é o meio pelo qual o movimento tenta alcançar seu propósito, e constitui elemento essencial para atrair e reter os membros juvenis.
Está baseado nos princípios, é oferecido de forma permanente e progressiva, foi montado e evolui com a participação ativa dos jovens e deve adaptar-se às suas necessidades e às da comunidade em que vivem.
O programa cobre a totalidade das experiências do jovem em sua vivência no movimento escoteiro. É um processo progressivo de educação e crescimento pessoal que compreende a organização( unidade de ação, conselhos de pais, formas de administração e de tomada de decisões nos ramos, etc ), o plano de desenvolvimento pessoal, o simbolismo, as atividades e a postura educacional do adulto.
Uma constante avaliação do programa aplicado é uma das condições para a sobrevivência de um grupo. Os indicadores selecionados cobrem a maioria dos aspectos relativos ao programa escoteiro, e permitirão à direção do grupo medir a intensidade de sua ação.

Item Situação Atual Meta Triênio Ações Primeiro Ano Responsável
3 Pelo menos a metade das idéias exploradas em atividades são fornecidas pelos membros juvenis?  
. Na Alcatéia, não se aproveita quase nenhuma idéia dos membros juvenis. Toda a programação é feita pela chefia.
. No Ramo Escoteiro, a situação é semelhante, tendo a chefia contribuído com a maior parte das idéias.
. No Ramo Sênior a Corte de Honra funciona timidamente, aprovando as proposições da chefia e contribuindo com cerca de 30% das sugestões.
. No Clã, apenas 40% das idéias provém dos pioneiros.
. Utilizar, nas atividades, 50% de idéias fornecidas pelos membros juvenis, na Alcatéia, 60% no Ramo Escoteiro, 70% no Ramo Sênior e 80% no Clã. 1. Colocar em funcionamento o Conselho de Primos, as Cortes de Honra e o Conselho do Clã, através de reuniões periódicas quinzenais após a reunião normal (de 18:30 às 19:30 hs.). 1. Chefia de Seção
4 Ao deixar a seção pelo menos 1/3 dos membros juvenis completou toda a formação progressiva prevista para o ramo?  
Na Alcatéia, há a expectativa de que 1/3 dos lobinhos que passarem para a tropa Escoteira consigam chegar à 2ª Estrela. Nas demais seções não existe possibilidade de atingir esse índice . Levar 50% dos lobinhos a conquistar a 2ª Estrela e 1/3 dos escoteiros, seniores e pioneiros a completarem a sua formação progressiva.
. Ter um conjunto de livros de etapas por célula de seção (patrulha, matilha ou equipe de interesse).
. Realizar, anualmente ao menos 3 atividades específicas para graduados.
2. Destinar o horário de 14:00 às 15:00 hs. exclusivamente para etapas de classe, sempre sob a supervisão de um Chefe;
3. Entregar a cada membro juvenil o mapa de etapas completo do ramo ao qual ele pertence;
4. Destinar pelo menos 20 minutos de cada reunião para o adestramento de monitores;
5. No Clã, estabelecer pelo menos uma reunião bimestral entre o mestre e os padrinhos para acompanhamento da evolução dos pioneiros.
6. Realizar um Curso de Adestramento de Monitores por ramo;
7. Adquirir pelo menos um livro de etapas por ramo.
2. Diretoria Técnica
3. Chefia de Seção
4. Chefia de Seção
5. Mestre Pioneiro
6. Diretoria Técnica
7. Diretoria Técnica
5 Os membros juvenis participam de uma atividade semanal de reflexão apropriada à sua idade?
Existem atividades esporádicas na Alcatéia, a cada duas semanas. Nos ramos Sênior e Pioneiro elas são a cada mês e no Ramo Escoteiro a freqüência é ainda menor. · Incluir uma atividade de caráter reflexivo em toda reunião de todas as seções. 8. Criar um horário específico durante as reuniões normais para atividades reflexivas.
9. Adquirir 10 fichas da REME sobre jogos reflexivos. Utilizar, além de jogos, dinâmicas de grupo, textos, etc.
8. Diretoria Técnica
9. Diretoria Técnica
6 As atividades das seções ocorrem conforme o planejamento, sem adiantamentos, atrasos ou ausências de escotistas?  
. Na Alcatéia, com exceção de alguns atrasos nas reuniões em sede, a pontualidade está sendo satisfatória, assim como os demais itens.
. No Ramo Escoteiro não está havendo planejamento e a ausência de escotistas é a questão mais grave. Adiamentos e atrasos também são constantes.
. No Ramo Sênior, há atrasos constantes, principalmente durante as reuniões em sede. Alguns adiamentos aconteceram, assim como a inclusão de atividades não previstas na programação.
. No Ramo Pioneiro, as atividades não vem seguindo o planejamento, sendo constantes os adiamentos e cancelamentos.
· Planejar todas as atividades e realizar 90% de tudo o que for planejado para elas, não adiar nenhuma atividade, tolerar um atraso máximo de 10 minutos e contar com pelo menos 3/4 da chefia de ramo em toda atividade de todas as seções. 10. Fazer um planejamento mais racional, programando apenas atividades que possam ser viabilizadas.
11. Finalizar o planejamento de todas as atividades com pelo menos duas semanas de antecedência.
12. Ter maior rigor no cumprimento dos horários e datas. Fazer valer a tolerância máxima de 10 minutos no horário.
13. Fazer dos chefes exemplo de pontualidade e participação.
10. Chefia de Seção
11. Chefia de Seção
12. Chefia de Seção / Diretoria Técnica
13. Diretoria Técnica
7 As seções conservam atualizados os registros que permitam avaliar o seu desenvolvimento (freqüência evolução do adestramento, atividades,e outros)? (ID-49)
Na Alcatéia, são feitas chamadas semanais, mantidas em folhas avulsas. Os registros de evolução de adestramento e atividades estão em dia.
No Ramo Escoteiro não há nada atualizado em posse da chefia, existindo apenas mapas de etapas individuais, com controle dos próprios membros juvenis.
No Ramo Sênior os registros estão atualizados até junho.
No Clã não há controle ou registro de espécie alguma.
· Ter em cada seção um sistema de registros completo, implantado e em funcionamento, incluindo os registros previstos pelo POR, como fichas modelo 100 e 120, certificados, etc.
· Informatizar as informações principais.
14. Não entregar nenhum distintivo sem o respectivo certificado e o seu registro.
15. Criar um sistema de registro por seção, considerando-se suas peculiaridades.
16. Como parte do sistema proposto, criar um "Diário do Chefe" específico para cada ramo.
17. Afixar quadros murais de evolução de adestramento de todas as seções.
14. Chefia de Seção 15. Diretoria Técnica / Administrativa 16. Diretoria Técnica 17. Chefia de Seção

CAPTAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS

Não é possível aplicar adequadamente o programa escoteiro sem se contar com um quadro de escotistas e dirigentes eficaz em todos os aspectos relacionados com a vida do grupo.
Isso nos obriga a dedicar um tempo importante à seleção e captação de adultos, à sua formação prévia, ao estímulo ao seu engajamento com a tarefa e ao desenvolvimento dos conhecimentos, das atitudes e das habilidades requeridas por suas funções.
Os indicadores que se seguem permitirão à direção do grupo aferir a idoneidade, a capacidade e o equilíbrio de sua equipe.

Item Situação Atual Meta Triênio Ações Primeiro Ano Responsável
8 O grupo estimula pais, antigos membros da entidade patrocinadora a assumir funções como escotistas e dirigentes?  
Com relação aos pais e antigos membros, muito pouco estímulo tem sido dado. Quanto às entidades patrocinadoras (SESC e Igreja) nenhum estímulo é levado a efeito. · Recrutar um pai e um antigo membro por seção, além de dois representantes do SESC e dois da Igreja. 1. Realizar levantamento de dados sócio-econômicos de todos os candidatos em potencial;
2. Implementar um mecanismo de comunicação especialmente dirigido aos Pais (Encarte no jornal do Grupo);
3. Produção de um vídeo institucional com intuito de informação preliminar acerca do Grupo e Movimento Escoteiro;
4. Ampliação da Biblioteca do Grupo;
5. Criação do Clube da Flor de Lis.
6. Formação de um "Comitê de Recepção" integrado exclusivamente por pais.
1. Chefe de Seção
2. Diretoria Administrativa
3. Diretoria Técnica
4. Diretoria Administrativa
5. Mestre Pioneiro
6. Presidência
9 O conselho deliberativo avalia periodicamente o desempenho dos escotistas, considerando seu equilíbrio psicológico, sua maturidade emocional e sua idoneidade? (ID-79)
Não, pois não possuímos critérios de avaliação adequados nem um perfil dos escotistas.
Não existe um psicólogo conselheiro do Grupo.
· Seminário Semestral para avaliação de escotistas.
· Levantamento completo e registro no Manual de Procedimentos e Normas dos perfis ideais dos escotistas.
· Participação de um psicólogo conselheiro das atividades do grupo.
7. Realização do primeiro seminário de avaliação de escotistas;
8. Determinação dos perfis ideais dos escotistas, por seção.
9. Recrutamento de psicólogo conselheiro.
7. Diretoria Técnica
8. Conselho Deliberativo
9. Diretoria Técnica
10 O grupo presta seu reconhecimento a escotistas e dirigentes que se destacam pela sua dedicação propondo seus nomes para a concessão de diplomas e medalhas? (ID-80)
Não, o reconhecimento atualmente prestado no Grupo restringe-se a cumprimentos e elogios individuais. · Reconhecer, através de concessão de Medalhas de Bom Serviços e de Gratidão e de Diplomas de Mérito as ações dignas de tal, por ocasião do aniversário do Grupo. 10. Levantamento de tempo de participação de Escotistas no Grupo através da Ficha 120 atualizada;
11. Levantamento de todos aqueles que contribuíram significativamente com o grupo e nunca foram reconhecidos;
12. Estabelecer parâmetros para tais concessões i incluí-las no Manual de Procedimentos.
10. Diretoria Administrativa
11. Conselho Deliberativo
12. Conselho Deliberativo
11 O grupo realiza, pelo menos uma vez a cada ano, atividades que auxiliem os pais na tarefa de atuar como os principais educadores dos seus filhos? (ID-84)
Não, pois não temos Conselhos de Pais e nem programamos atividades específicas para esse fim · Programação de atividade anual com os pais para auxiliarem nas atividades educadoras do movimento escoteiro.
· Estruturação e entrada em funcionamento dos Conselhos de Pais em cada Ramo.
· Realização de 01 acampamento de Pais.
13. Manter encontros informais bimestrais com os pais para conhecer suas necessidades.
14. Operacionalização do Conselho de Pais;
15. Realização de atividade para os pais, com programação voltada para a demonstração do programa e método escoteiro.
13. Presidência
14. Presidência
15. Diretoria Técnica

GESTÃO INSTITUCIONAL

Frequentemente, circula entre os grupos escoteiros o falso conceito de que as tarefas administrativas e de gerenciamento são alheias ao movimento. Na verdade, a experiência tem demonstrado que uma fraca organização é um obstáculo ao desenvolvimento do grupo.
Planejar adequadamente, possuir uma estrutura eficiente, manter uma rede de comunicações eficaz e relacionar-se com as organizações comunitárias são funções tão importantes para o crescimento como a qualidade do programa escoteiro, o atrativo dos acampamentos ou o desenvolvimento pessoal dos membros juvenis.
A direção do grupo precisa compreender a importância dessas tarefas e assumi-las, em sua plenitude.

Item Situação Atual Meta Triênio Ações Primeiro Ano Responsável
12 Os conselhos de pais das seções se reúnem, pelo menos, duas vezes a cada ano? (ID-90)
As seções não possuem conselho de pais. Os projetos nesse sentido carecem de continuidade. · Possuir em cada Seção um Conselho de Pais com participação de pelo menos 50% do efetivo. 1. Realizar uma reunião de pais por Seção para apresentação do projeto e eleição dos representantes;
2. Elaborar um Quadro Funcional-Informativo
1. Presidência
2. Diretoria Administrativa
13 Representantes dos pais são convidados a participar das reuniões da diretoria e os pais tomam conhecimento das decisões? (ID-91)
Não, atualmente não existe qualquer iniciativa nesse sentido por parte do Conselho Deliberativo. · Possuir um representante de cada Conselho de Pais participando do Conselho Deliberativo;
· Possuir um Informativo bimestral das atividades do Conselho Deliberativo.
3. Atualizar o Estatuto do Grupo prevendo a formação do Conselho Deliberativo;
4. Eleger e formar o representante de cada Conselho de Pais;
5. Lançar o Informativo.
3. Presidência;
4. Conselhos de Pais
5. Representantes dos Conselhos
14 O grupo organiza periodicamente atividades de divulgação do escotismo junto à comunidade? (ID-110)
Não. O Grupo participa de atividades comunitárias, mas sem intuito ou planejamento de divulgação. · Recuperar, junto ao Seniores e Pioneiros as atividades de exteriorização;
· Planejar e executar pelo menos uma atividade anual de grupo com objetivo de exteriorização.
6. Executar pelo menos uma atividade social e uma atividade comunitária nos ramos Sênior e Pioneiro;
7. Planejar e executar uma atividade de exteriorização que envolva todo o Grupo;
8. Criação ou adaptação de um folheto informativo sobre Escotismo.
6. Chefe de Seção
7. Diretoria Técnica
8. Presidência

RECURSOS FINANCEIROS

Se não dispusermos dos recursos necessários, todas as nossas boas idéias jamais se converterão em resultados concretos ao dispor dos jovens. Além disso, uma boa idéia que morre à mingua de recursos gera uma enorme frustração.
O fato de o movimento escoteiro ser uma entidade sem fins lucrativos não significa que as funções financeiras devem ser descuidadas. Frequentemente, algumas direções de grupos não conhecem, não compreendem, não atendem ou têm uma imagem desfavorável das atividades envolvidas com levantamento e aplicação de fundos.
Justamente ao contrário, como o grupo não recebe ingressos pelas tarefas que desenvolve ou pelos serviços que presta, com maior empenho se deve implementar mecanismos que assegurem a adequada captação e utilização de recursos.
Por outro lado, saber encontrar e administrar os recursos financeiros é parte da tarefa educacional do grupo escoteiro. Os membros juvenis agradecerão aos seus chefes e dirigentes que lhes permitam apreciar o valor das coisas alcançadas com o próprio esforço.
Um plano de grupo também deve considerar metas neste campo.

Item Situação Atual Meta Triênio Ações Primeiro Ano Responsável
15 O registro do patrimônio é mantido atualizado?  
Não existe nenhum tipo de controle ou registro patrimonial. · Ter todo o material do grupo cadastrado, registrado e com controle patrimonial em dia. 1. Nomear o Almoxarife;
2. Organizar completamente o almoxarifado.
3. Criar uma sistemática de controle do material de uso comum do grupo;
4. Registrar o material da diretoria e de uso geral do grupo em livro de patrimônio;
5. Normalizar a utilização do material e lançar estas normas no Manual de Procedimentos e Normas.
1. Diretoria Administrativa
2. Almoxarife
3. Almoxarife
4. Almoxarife
5. Diretoria Administrativa
16 O grupo se esforça para diversificar suas fontes de receitas (mensalidades, campanhas financeiras, doações, etc.)?
Sim, porém não temos nenhum tipo de registro ou métodos definidos, não alcançando o efeito desejado. · Possuir uma fonte fixa de renda mensal além das mensalidades;
· Promover 9 campanhas financeiras com objetivos específicos;
· Ter um Relações Públicas que levante patrocínios e doações junto a empresas ou órgãos públicos.
6. Montar uma lojinha de souvenirs escoteiros (bottons, camisetas, bonés, etc.);
7. Planejar e executar 3 campanhas financeiras;
8. Treinar e nomear um Relações Públicas.
6. Diretoria Financeira
7. Diretoria Financeira
8. Presidência

CRESCIMENTO

Um grupo escoteiro não cresce por mera casualidade. E, se assim ocorresse, seu desenvolvimento não seria estável.
O crescimento depende da união de muitas causas. Um grupo identificado com os valores do movimento, cumprindo o programa escoteiro adequadamente e por meio de atividades atraentes e variadas, dirigido por adultos e jovens adultos idôneos, com uma organização adequada e com recursos suficientes para apoiar sua ação educacional é, por certo, um grupo que crescerá em quantidade e em qualidade.
Assim como crescer não é engordar, desenvolver um grupo não significa, apenas, aumentar seu efetivo mas, também, progredir equilibradamente, com harmonia, em todos os aspectos de sua atuação como instituição educacional.
Para tanto, os indicadores que se estabelecem a seguir só tratam de por ordem ao aumento numérico que resultará do bom resultado alcançado pelos planos que levaram na devida conta todos os indicadores anteriores.

Item Colaboradores Efetivo Atual Meta - 1º. Ano Meta - 2º. Ano Meta - 3º. Ano
17 O grupo programou a ampliação do seu quadro de dirigentes para atender às necessidades decorrentes do plano de grupo?  
· Pais
· Membros da Diretoria do Grupo
07 - Correspondendo a 70% da Diretoria. · Manter em 70% o nível de participação de pais na equipe da diretoria;
· Manter a proporção de 1 Dirigente para cada 10 membros juvenis;
· Criar uma política de recrutamento de pais e de desenvolvimento de reuniões motivadoras.
· Institucionalizar um mecanismo de quantificação do efetivo juvenil;
· Montar um cadastro base sobre as atividades dos pais;
· Com base no cadastro, sempre atualizado, promover um seminário de capacitação de pais por área de atuação, visando motivá-los a desenvolverem suas habilidades em função de nosso grupo e atuando na direção deste.
· Antigos Escotistas
· Membros do Clube da Flor de Lis
Não Há · Recrutar 1 antigo escotista para cada 40 membros juvenis. · Fundar a associação dos amigos do Grupo Escoteiro  · Recrutar patrocinadores e cadastrá-los como provedores regulares de recursos a esta associação.