INTRODUÇÃO
O Plano Estratégico pretende que
as associações escoteiras definam seus objetivos de desenvolvimento,
desde agora, planos de ação que permitam a conquista desses objetivos.
Para alcançar tal resultado, o Plano Estratégico propõe que cada Grupo
Escoteiro fixe suas próprias metas, de modo que os planos posteriores
dos níveis intermediários da estrutura organizacional da associação,
assim como o próprio plano nacional, contemplem as ações necessárias
para apoiá-los.
Ao elaborar seu plano, um grupo tomará consciência do que é e do que
pode ser, de seus acertos e de suas carências. Do mesmo modo, os demais
componentes da estrutura organizacional reverão suas posições e saberão
se estão correspondendo ao que deles se espera.
Por isso se afirma que o processo utilizado para definir uma meta é tão
importante quanto a própria meta.
O QUE É UM PLANO
DE GRUPO?
É uma ferramenta que ajuda o grupo
a organizar todos os seus recursos para passar do estado atual para o
estado desejado. NADA É TÃO BOM QUE NÃO POSSA SER MELHORADO!
Melhorar a vivência dos valores do Escotismo, oferecer aos jovens
programações atraentes, dispor de dirigentes capacitados, possuir
tradições firmes, dirigir com eficácia, ampliar recursos financeiros,
reforçar o papel do grupo na comunidade, aumentar seus efetivos, são
tarefas em que não se pode improvisar.
Por isso, é necessário planejar. E planejar significa encarar de frente
uma situação e modificá-la para melhor por meio de uma ação organizada.
Devemos saber exatamente onde queremos chegar, como fazê-lo, quando e
com quem. Não esqueçamos que o futuro pertence a quem tem planos para o
futuro. A BASE DO SUCESSO É UMA VISÃO POSITIVA DE SEU FUTURO!
Devemos perguntar sempre: - O QUE? ONDE? QUANDO? COMO? E QUEM?
PASSOS PARA
ELABORAÇÃO DO PLANO DE GRUPO
O plano começa revisando
participativamente e honestamente a situação atual do grupo, com o
objetivo de identificar os principais problemas que devem ser
enfrentados.
Em seguida, deve-se encontrar uma proposta concreta que signifique uma
mudança na situação existente, isto é uma meta.
Mas a meta não se cumprirá por si só. É preciso definir ações para levar
a cabo a proposta, para chegar à meta.
E as ações necessitam responsáveis que as executem. Por isso é
necessário distribuir tarefas entre os dirigentes e os organismos do
grupo. Só assim se começa a executar um plano.
Por último, durante e após a execução do plano, é necessário avaliar se
estão sendo ou se foram alcançados os resultados esperados.
ÁREAS ESTRATÉGICAS
Valores, que representam o
"estilo" próprio do Escotismo, tal como definido no propósito e nos
princípios, e expressos na lei e na promessa.
Programa Escoteiro, que compreende as atividades que o grupo
oferece aos seus membros juvenis e o modo segundo o qual elas se
desenvolvem.
Captação e formação de adultos, que se refere à postura
educacional dos adultos que dirigem e aplicam o programa.
Gestão institucional, onde se agrupam as tarefas de organização e
administração.
Gestão financeira, que diz respeito à obtenção e administração
desses serviços.
Crescimento, que se refere ao aumento do efetivo do grupo.
OS INDICADORES DE
DESENVOLVIMENTO
Dentro de cada área estratégica,
foram isolados as principais funções e tarefas habituais de um grupo.
Com relação a cada uma delas, se definiu um estado desejável a alcançar.
A esse estado desejável, formulado em termos de pergunta, deu-se o nome
de indicador de desenvolvimento.
O indicador de desenvolvimento é "uma manifestação de boa saúde" que
permite medir ou observar até que ponto nosso grupo se aproxima de uma
média aceitável. Se, mais adiante, a meta é fixada segundo os mesmos
termos usados pelo indicador, esta será, igualmente, mensurável ou
observável.
A definir a situação atual de cada indicador escolhido não basta indicar
"sim" ou "não". É preciso explicar, com precisão e brevidade, "por que".
O QUE É UMA META?
Meta é uma palavra que nos indica
o ponto ao qual queremos chegar. Isso inclui um pouco de imaginação para
pensar em como poderia ser a situação futura do nosso grupo. Inclui,
também, a capacidade de fazê-lo de forma realista e positiva.
Contudo a meta não tem que igualar, obrigatoriamente, o indicador de
desenvolvimento, mas antes uma média aceitável. Basta portanto que
traduza uma modificação para melhor e possível na situação atual.
A meta deve ser redigida com precisão, clareza e em linguagem que todos
possam entender, de modo a que ninguém tenha dúvidas ou se confunda a
respeito da meta que se estabeleceu.
Toda meta exige um prazo. Definiu-se então um prazo médio de três anos
para implementação do plano, com revisões anuais, Assim o grupo terá
sempre metas atualizadas e desafiantes para três anos. Isso é muito
importante para dar um senso de futuro à ação de cada ano.
O QUE É UMA AÇÃO?
É uma atividade que devemos
desenvolver para passar da situação atual para a meta proposta.
Cada meta pode motivar uma ou várias ações.
Em geral, todas as metas se traduzirão em ações para o primeiro ano. Só
excepcionalmente teremos uma meta trienal cujas ações só começarão no
segundo ou terceiro ano.
As ações devem ser precisas. Podem indicar atividades a serem
desenvolvidas por todo o grupo ou por cada uma das seções.
Para formular com precisão uma
ação, deve-se responder às seguintes perguntas:
a) Em que consiste? |
Atividade |
b) A quem e a quantos está dirigida? |
Destinatários |
c) Onde se fará? |
Lugar |
d) Quando se realizará? |
Prazo |
e) Com quê se fará? |
Recursos |
Nem sempre essas perguntas poderão ser
respondidas; mas é conveniente consultar este esquema para evitar
esquecimentos.
ATRIBUINDO
RESPONSABILIDADES
Cada ação necessita um
responsável. Pode ser um indivíduo ou uma equipe. O importante é que a
responsabilidade não se dilua mas sim a atribuição de tarefas.
O responsável pelo acompanhamento do plano de grupo é o seu Presidente.
Tal acompanhamento se fará:
-
por meio de entrevistas
individuais periódicas com os responsáveis, em que se analisa o grau
de cumprimento das tarefas a cargo dessa pessoa ou desse organismo;
-
mantendo estatísticas
confiáveis, que permitam avaliar com precisão os progressos, nas
metas que são mensuráveis;
-
por meio de observação direta
das ações projetadas, introduzindo correções, ênfase ou reforços;
-
nas reuniões periódicas da
direção do grupo, em que se reservará, sempre, um certo tempo, para
examinar o andamento do plano em uma determinada área estratégica;
-
nos Indabas semestrais de
grupo especialmente convocados para esse fim.
VALORES
Esta área de refere aos valores
que caracterizam o Movimento Escoteiro, tal como definidos no propósito,
nos princípios, na lei e na promessa escoteira.
O método escoteiro exige que tais valores sejam assumidos por nossos
membros juvenis, por escotistas e por dirigentes de uma maneira tão
profunda que passe a formar parte integrante de sua personalidade e de
sua conduta.
A obtenção deste objetivo é a missão fundamental do movimento, e a
medida em que se alcança representa maior ou menor sucesso do grupo no
cumprimento de sua missão educacional.
Item |
Situação Atual |
Meta Triênio |
Ações Primeiro Ano |
Responsável |
1 |
Os adultos do grupo pelas
suas condutas individuais, servem de exemplo para os jovens, no
que se refere aos valores? |
A Conduta é Razoável, pois existem focos
isolados de exemplos negativos (atitudes infantis, perda de
paciência, etc.) e há uma estagnação no adestramento pessoal |
. Incluir no Manual de Procedimentos e
Normas todas as normas informais de conduta já adotadas;
. Realizar Seminários semestrais, com dinâmicas de grupo de
capacitação e auto-avaliação;
. Elaborar um cadastro de cursos a nível nacional e cursantes em
potencial. |
1. Compilar as normas informais já
adotadas.
2. Apresentar à chefia, um estudo dirigido de auto-avaliação, no
1º Seminário.
|
1. Presidência
2. Diretoria Técnica
3. Diretoria Administrativa |
2 |
As reuniões da direção do
grupo constituem oportunidade para o desenvolvimento de valores?
|
Sim, as reuniões são um ponto de encontro
com troca de experiências, discussões saudáveis e lembrança
freqüente de valores. |
. Incluir no Manual de Procedimentos e
Normas o protocolo (cerimonial) de Reuniões. |
4. Compilar o nosso protocolo de
reuniões, organizá-lo e ampliá-lo se julgarmos necessário.
5. Criar novas opções para o desenvolvimento da reunião a título
de reflexão e sugestões práticas. |
4. Presidência
5. Diretoria Técnica |
PROGRAMA ESCOTEIRO
O programa escoteiro é o meio pelo
qual o movimento tenta alcançar seu propósito, e constitui elemento
essencial para atrair e reter os membros juvenis.
Está baseado nos princípios, é oferecido de forma permanente e
progressiva, foi montado e evolui com a participação ativa dos jovens e
deve adaptar-se às suas necessidades e às da comunidade em que vivem.
O programa cobre a totalidade das experiências do jovem em sua vivência
no movimento escoteiro. É um processo progressivo de educação e
crescimento pessoal que compreende a organização( unidade de ação,
conselhos de pais, formas de administração e de tomada de decisões nos
ramos, etc ), o plano de desenvolvimento pessoal, o simbolismo, as
atividades e a postura educacional do adulto.
Uma constante avaliação do programa aplicado é uma das condições para a
sobrevivência de um grupo. Os indicadores selecionados cobrem a maioria
dos aspectos relativos ao programa escoteiro, e permitirão à direção do
grupo medir a intensidade de sua ação.
Item |
Situação Atual |
Meta Triênio |
Ações Primeiro Ano |
Responsável |
3 |
Pelo menos a metade das
idéias exploradas em atividades são fornecidas pelos membros
juvenis? |
. Na Alcatéia, não se aproveita quase
nenhuma idéia dos membros juvenis. Toda a programação é feita
pela chefia.
. No Ramo Escoteiro, a situação é semelhante, tendo a chefia
contribuído com a maior parte das idéias.
. No Ramo Sênior a Corte de Honra funciona timidamente,
aprovando as proposições da chefia e contribuindo com cerca de
30% das sugestões.
. No Clã, apenas 40% das idéias provém dos pioneiros. |
. Utilizar, nas atividades, 50% de idéias
fornecidas pelos membros juvenis, na Alcatéia, 60% no Ramo
Escoteiro, 70% no Ramo Sênior e 80% no Clã. |
1. Colocar em funcionamento o Conselho de
Primos, as Cortes de Honra e o Conselho do Clã, através de
reuniões periódicas quinzenais após a reunião normal (de 18:30
às 19:30 hs.). |
1. Chefia de Seção |
4 |
Ao deixar a seção pelo
menos 1/3 dos membros juvenis completou toda a formação
progressiva prevista para o ramo? |
Na Alcatéia, há a expectativa de que 1/3
dos lobinhos que passarem para a tropa Escoteira consigam chegar
à 2ª Estrela. Nas demais seções não existe possibilidade de
atingir esse índice |
. Levar 50% dos lobinhos a conquistar a
2ª Estrela e 1/3 dos escoteiros, seniores e pioneiros a
completarem a sua formação progressiva.
. Ter um conjunto de livros de etapas por célula de seção
(patrulha, matilha ou equipe de interesse).
. Realizar, anualmente ao menos 3 atividades específicas para
graduados. |
2. Destinar o horário de 14:00 às 15:00
hs. exclusivamente para etapas de classe, sempre sob a
supervisão de um Chefe;
3. Entregar a cada membro juvenil o mapa de etapas completo do
ramo ao qual ele pertence;
4. Destinar pelo menos 20 minutos de cada reunião para o
adestramento de monitores;
5. No Clã, estabelecer pelo menos uma reunião bimestral entre o
mestre e os padrinhos para acompanhamento da evolução dos
pioneiros.
6. Realizar um Curso de Adestramento de Monitores por ramo;
7. Adquirir pelo menos um livro de etapas por ramo. |
2. Diretoria Técnica
3. Chefia de Seção
4. Chefia de Seção
5. Mestre Pioneiro
6. Diretoria Técnica
7. Diretoria Técnica |
5 |
Os membros juvenis
participam de uma atividade semanal de reflexão apropriada à sua
idade? |
Existem atividades esporádicas na
Alcatéia, a cada duas semanas. Nos ramos Sênior e Pioneiro elas
são a cada mês e no Ramo Escoteiro a freqüência é ainda menor. |
· Incluir uma atividade de caráter
reflexivo em toda reunião de todas as seções. |
8. Criar um horário específico durante as
reuniões normais para atividades reflexivas.
9. Adquirir 10 fichas da REME sobre jogos reflexivos. Utilizar,
além de jogos, dinâmicas de grupo, textos, etc. |
8. Diretoria Técnica
9. Diretoria Técnica |
6 |
As atividades das seções
ocorrem conforme o planejamento, sem adiantamentos, atrasos ou
ausências de escotistas? |
. Na Alcatéia, com exceção de alguns
atrasos nas reuniões em sede, a pontualidade está sendo
satisfatória, assim como os demais itens.
. No Ramo Escoteiro não está havendo planejamento e a ausência
de escotistas é a questão mais grave. Adiamentos e atrasos
também são constantes.
. No Ramo Sênior, há atrasos constantes, principalmente durante
as reuniões em sede. Alguns adiamentos aconteceram, assim como a
inclusão de atividades não previstas na programação.
. No Ramo Pioneiro, as atividades não vem seguindo o
planejamento, sendo constantes os adiamentos e cancelamentos. |
· Planejar todas as atividades e realizar
90% de tudo o que for planejado para elas, não adiar nenhuma
atividade, tolerar um atraso máximo de 10 minutos e contar com
pelo menos 3/4 da chefia de ramo em toda atividade de todas as
seções. |
10. Fazer um planejamento mais racional,
programando apenas atividades que possam ser viabilizadas.
11. Finalizar o planejamento de todas as atividades com pelo
menos duas semanas de antecedência.
12. Ter maior rigor no cumprimento dos horários e datas. Fazer
valer a tolerância máxima de 10 minutos no horário.
13. Fazer dos chefes exemplo de pontualidade e participação. |
10. Chefia de Seção
11. Chefia de Seção
12. Chefia de Seção / Diretoria Técnica
13. Diretoria Técnica |
7 |
As seções conservam
atualizados os registros que permitam avaliar o seu
desenvolvimento (freqüência evolução do adestramento,
atividades,e outros)? (ID-49) |
Na Alcatéia, são feitas chamadas
semanais, mantidas em folhas avulsas. Os registros de evolução
de adestramento e atividades estão em dia.
No Ramo Escoteiro não há nada atualizado em posse da chefia,
existindo apenas mapas de etapas individuais, com controle dos
próprios membros juvenis.
No Ramo Sênior os registros estão atualizados até junho.
No Clã não há controle ou registro de espécie alguma. |
· Ter em cada seção um sistema de
registros completo, implantado e em funcionamento, incluindo os
registros previstos pelo POR, como fichas modelo 100 e 120,
certificados, etc.
· Informatizar as informações principais. |
14. Não entregar nenhum distintivo sem o
respectivo certificado e o seu registro.
15. Criar um sistema de registro por seção, considerando-se suas
peculiaridades.
16. Como parte do sistema proposto, criar um "Diário do Chefe"
específico para cada ramo.
17. Afixar quadros murais de evolução de adestramento de todas
as seções. |
14. Chefia de Seção 15. Diretoria Técnica
/ Administrativa 16. Diretoria Técnica 17. Chefia de Seção |
CAPTAÇÃO E
FORMAÇÃO DE ADULTOS
Não é possível aplicar
adequadamente o programa escoteiro sem se contar com um quadro de
escotistas e dirigentes eficaz em todos os aspectos relacionados com a
vida do grupo.
Isso nos obriga a dedicar um tempo importante à seleção e captação de
adultos, à sua formação prévia, ao estímulo ao seu engajamento com a
tarefa e ao desenvolvimento dos conhecimentos, das atitudes e das
habilidades requeridas por suas funções.
Os indicadores que se seguem permitirão à direção do grupo aferir a
idoneidade, a capacidade e o equilíbrio de sua equipe.
Item |
Situação Atual |
Meta Triênio |
Ações Primeiro Ano |
Responsável |
8 |
O grupo estimula pais,
antigos membros da entidade patrocinadora a assumir funções como
escotistas e dirigentes? |
Com relação aos pais e antigos membros,
muito pouco estímulo tem sido dado. Quanto às entidades
patrocinadoras (SESC e Igreja) nenhum estímulo é levado a
efeito. |
· Recrutar um pai e um antigo membro por
seção, além de dois representantes do SESC e dois da Igreja. |
1. Realizar levantamento de dados
sócio-econômicos de todos os candidatos em potencial;
2. Implementar um mecanismo de comunicação especialmente
dirigido aos Pais (Encarte no jornal do Grupo);
3. Produção de um vídeo institucional com intuito de informação
preliminar acerca do Grupo e Movimento Escoteiro;
4. Ampliação da Biblioteca do Grupo;
5. Criação do Clube da Flor de Lis.
6. Formação de um "Comitê de Recepção" integrado exclusivamente
por pais. |
1. Chefe de Seção
2. Diretoria Administrativa
3. Diretoria Técnica
4. Diretoria Administrativa
5. Mestre Pioneiro
6. Presidência |
9 |
O conselho deliberativo
avalia periodicamente o desempenho dos escotistas, considerando
seu equilíbrio psicológico, sua maturidade emocional e sua
idoneidade? (ID-79) |
Não, pois não possuímos critérios de
avaliação adequados nem um perfil dos escotistas.
Não existe um psicólogo conselheiro do Grupo. |
· Seminário Semestral para avaliação de
escotistas.
· Levantamento completo e registro no Manual de Procedimentos e
Normas dos perfis ideais dos escotistas.
· Participação de um psicólogo conselheiro das atividades do
grupo. |
7. Realização do primeiro seminário de
avaliação de escotistas;
8. Determinação dos perfis ideais dos escotistas, por seção.
9. Recrutamento de psicólogo conselheiro. |
7. Diretoria Técnica
8. Conselho Deliberativo
9. Diretoria Técnica |
10 |
O grupo presta seu
reconhecimento a escotistas e dirigentes que se destacam pela
sua dedicação propondo seus nomes para a concessão de diplomas e
medalhas? (ID-80) |
Não, o reconhecimento atualmente prestado
no Grupo restringe-se a cumprimentos e elogios individuais. |
· Reconhecer, através de concessão de
Medalhas de Bom Serviços e de Gratidão e de Diplomas de Mérito
as ações dignas de tal, por ocasião do aniversário do Grupo. |
10. Levantamento de tempo de participação
de Escotistas no Grupo através da Ficha 120 atualizada;
11. Levantamento de todos aqueles que contribuíram
significativamente com o grupo e nunca foram reconhecidos;
12. Estabelecer parâmetros para tais concessões i incluí-las no
Manual de Procedimentos. |
10. Diretoria Administrativa
11. Conselho Deliberativo
12. Conselho Deliberativo |
11 |
O grupo realiza, pelo
menos uma vez a cada ano, atividades que auxiliem os pais na
tarefa de atuar como os principais educadores dos seus filhos?
(ID-84) |
Não, pois não temos Conselhos de Pais e
nem programamos atividades específicas para esse fim |
· Programação de atividade anual com os
pais para auxiliarem nas atividades educadoras do movimento
escoteiro.
· Estruturação e entrada em funcionamento dos Conselhos de Pais
em cada Ramo.
· Realização de 01 acampamento de Pais. |
13. Manter encontros informais bimestrais
com os pais para conhecer suas necessidades.
14. Operacionalização do Conselho de Pais;
15. Realização de atividade para os pais, com programação
voltada para a demonstração do programa e método escoteiro. |
13. Presidência
14. Presidência
15. Diretoria Técnica |
GESTÃO
INSTITUCIONAL
Frequentemente, circula entre os
grupos escoteiros o falso conceito de que as tarefas administrativas e
de gerenciamento são alheias ao movimento. Na verdade, a experiência tem
demonstrado que uma fraca organização é um obstáculo ao desenvolvimento
do grupo.
Planejar adequadamente, possuir uma estrutura eficiente, manter uma rede
de comunicações eficaz e relacionar-se com as organizações comunitárias
são funções tão importantes para o crescimento como a qualidade do
programa escoteiro, o atrativo dos acampamentos ou o desenvolvimento
pessoal dos membros juvenis.
A direção do grupo precisa compreender a importância dessas tarefas e
assumi-las, em sua plenitude.
Item |
Situação Atual |
Meta Triênio |
Ações Primeiro Ano |
Responsável |
12 |
Os conselhos de pais das
seções se reúnem, pelo menos, duas vezes a cada ano? (ID-90) |
As seções não possuem conselho de pais.
Os projetos nesse sentido carecem de continuidade. |
· Possuir em cada Seção um Conselho de
Pais com participação de pelo menos 50% do efetivo. |
1. Realizar uma reunião de pais por Seção
para apresentação do projeto e eleição dos representantes;
2. Elaborar um Quadro Funcional-Informativo |
1. Presidência
2. Diretoria Administrativa |
13 |
Representantes dos pais
são convidados a participar das reuniões da diretoria e os pais
tomam conhecimento das decisões? (ID-91) |
Não, atualmente não existe qualquer
iniciativa nesse sentido por parte do Conselho Deliberativo. |
· Possuir um representante de cada
Conselho de Pais participando do Conselho Deliberativo;
· Possuir um Informativo bimestral das atividades do Conselho
Deliberativo. |
3. Atualizar o Estatuto do Grupo prevendo
a formação do Conselho Deliberativo;
4. Eleger e formar o representante de cada Conselho de Pais;
5. Lançar o Informativo. |
3. Presidência;
4. Conselhos de Pais
5. Representantes dos Conselhos |
14 |
O grupo organiza
periodicamente atividades de divulgação do escotismo junto à
comunidade? (ID-110) |
Não. O Grupo participa de atividades
comunitárias, mas sem intuito ou planejamento de divulgação. |
· Recuperar, junto ao Seniores e
Pioneiros as atividades de exteriorização;
· Planejar e executar pelo menos uma atividade anual de grupo
com objetivo de exteriorização. |
6. Executar pelo menos uma atividade
social e uma atividade comunitária nos ramos Sênior e Pioneiro;
7. Planejar e executar uma atividade de exteriorização que
envolva todo o Grupo;
8. Criação ou adaptação de um folheto informativo sobre
Escotismo. |
6. Chefe de Seção
7. Diretoria Técnica
8. Presidência |
RECURSOS
FINANCEIROS
Se não dispusermos dos recursos
necessários, todas as nossas boas idéias jamais se converterão em
resultados concretos ao dispor dos jovens. Além disso, uma boa idéia que
morre à mingua de recursos gera uma enorme frustração.
O fato de o movimento escoteiro ser uma entidade sem fins lucrativos não
significa que as funções financeiras devem ser descuidadas.
Frequentemente, algumas direções de grupos não conhecem, não
compreendem, não atendem ou têm uma imagem desfavorável das atividades
envolvidas com levantamento e aplicação de fundos.
Justamente ao contrário, como o grupo não recebe ingressos pelas tarefas
que desenvolve ou pelos serviços que presta, com maior empenho se deve
implementar mecanismos que assegurem a adequada captação e utilização de
recursos.
Por outro lado, saber encontrar e administrar os recursos financeiros é
parte da tarefa educacional do grupo escoteiro. Os membros juvenis
agradecerão aos seus chefes e dirigentes que lhes permitam apreciar o
valor das coisas alcançadas com o próprio esforço.
Um plano de grupo também deve considerar metas neste campo.
Item |
Situação Atual |
Meta Triênio |
Ações Primeiro Ano |
Responsável |
15 |
O registro do patrimônio é
mantido atualizado? |
Não existe nenhum tipo de controle ou
registro patrimonial. |
· Ter todo o material do grupo
cadastrado, registrado e com controle patrimonial em dia. |
1. Nomear o Almoxarife;
2. Organizar completamente o almoxarifado.
3. Criar uma sistemática de controle do material de uso comum do
grupo;
4. Registrar o material da diretoria e de uso geral do grupo em
livro de patrimônio;
5. Normalizar a utilização do material e lançar estas normas no
Manual de Procedimentos e Normas. |
1. Diretoria Administrativa
2. Almoxarife
3. Almoxarife
4. Almoxarife
5. Diretoria Administrativa |
16 |
O grupo se esforça para
diversificar suas fontes de receitas (mensalidades, campanhas
financeiras, doações, etc.)? |
Sim, porém não temos nenhum tipo de
registro ou métodos definidos, não alcançando o efeito desejado. |
· Possuir uma fonte fixa de renda mensal
além das mensalidades;
· Promover 9 campanhas financeiras com objetivos específicos;
· Ter um Relações Públicas que levante patrocínios e doações
junto a empresas ou órgãos públicos. |
6. Montar uma lojinha de souvenirs
escoteiros (bottons, camisetas, bonés, etc.);
7. Planejar e executar 3 campanhas financeiras;
8. Treinar e nomear um Relações Públicas. |
6. Diretoria Financeira
7. Diretoria Financeira
8. Presidência |
CRESCIMENTO
Um grupo escoteiro não cresce por
mera casualidade. E, se assim ocorresse, seu desenvolvimento não seria
estável.
O crescimento depende da união de muitas causas. Um grupo identificado
com os valores do movimento, cumprindo o programa escoteiro
adequadamente e por meio de atividades atraentes e variadas, dirigido
por adultos e jovens adultos idôneos, com uma organização adequada e com
recursos suficientes para apoiar sua ação educacional é, por certo, um
grupo que crescerá em quantidade e em qualidade.
Assim como crescer não é engordar, desenvolver um grupo não significa,
apenas, aumentar seu efetivo mas, também, progredir equilibradamente,
com harmonia, em todos os aspectos de sua atuação como instituição
educacional.
Para tanto, os indicadores que se estabelecem a seguir só tratam de por
ordem ao aumento numérico que resultará do bom resultado alcançado pelos
planos que levaram na devida conta todos os indicadores anteriores.
Item |
Colaboradores |
Efetivo Atual |
Meta - 1º. Ano |
Meta - 2º. Ano |
Meta - 3º. Ano |
17 |
O grupo
programou a ampliação do seu quadro de dirigentes para atender
às necessidades decorrentes do plano de grupo? |
· Pais
· Membros da Diretoria do Grupo |
07 - Correspondendo a 70% da
Diretoria. |
· Manter em 70% o nível de
participação de pais na equipe da diretoria;
· Manter a proporção de 1 Dirigente para cada 10 membros
juvenis;
· Criar uma política de recrutamento de pais e de
desenvolvimento de reuniões motivadoras. |
· Institucionalizar um
mecanismo de quantificação do efetivo juvenil;
· Montar um cadastro base sobre as atividades dos pais; |
· Com base no cadastro,
sempre atualizado, promover um seminário de capacitação de pais
por área de atuação, visando motivá-los a desenvolverem suas
habilidades em função de nosso grupo e atuando na direção deste. |
· Antigos Escotistas
· Membros do Clube da Flor de Lis |
Não Há |
· Recrutar 1 antigo escotista
para cada 40 membros juvenis. |
· Fundar a associação dos
amigos do Grupo Escoteiro |
· Recrutar patrocinadores e
cadastrá-los como provedores regulares de recursos a esta
associação. |
|