Iluminação no campo

 

Fogueiras

Iluminação através de uma fogueira é a primeira forma de luz artificial do homem, e a menos eficiente, pela sua variação de luz, tamanho, consumo de madeira, fumaça e risco de incêndios.

 

 

Tochas

Iluminação pouco eficiente, produz muita fumaça, as primeiras eram simplesmente um tacho com gordura animal queimando, foram aprimoradas para serem instaladas na paredes ou no centro dos ambientes, com a necessidade de transporte da luz criaram as tochas moveis, um pedaço de madeira com panos enrolados encharcados com gorduras e óleos animais ou vegetais. 

 

Lamparinas a óleo ou candieiros

A muitos séculos usada por muitas culturas, e simplesmente um recipiente com óleo vegetal ou animal com um pavio de pano, tiras transadas de material absorvente, em emergência pode usar um feixe de cipó seco, quanto mais refinado for o óleo menos fumaça produzem, a ultima versão destas lamparinas e com querosene e pavio de algodão.

 

 

VELAS

Foram uma grande evolução para o homem, pois são leves tem uma boa duração, fazem pouca fumaça, e iluminam mais que os candieros. Foram criados muitos modelos de suportes para velas, os mais usados foram os castiçais tanto de mesa como de teto, tem vários modelos a prova de vento para uso externo. 

 

Lampiões a querosene

Os lampiões a querosene são práticos leves tem uma boa duração por ml de querosene, tem um pavio achatado de algodão com regulagem de altura o que aumenta a luz, mas cheiram um pouco, melhor que  as velas com grande variedade de modelos.  

 

 Carbureteiras ou lampião a carbureto

Esta forma de iluminação e muito usada em locais tais como: minas, cavernas pois suportam um alto grau de umidade sem apagar, tem um baixo custo, com algumas pedrinhas de carbureto dão horas de luz. Deve-se tomar muito cuidado com entupimentos em suas tubulações  pois podem chegar a explodir, pelo gás produzido pelo carbureto com água, algumas pessoas não gostam do cheiro produzido pelo carbureto que é bem peculiar e forte.

 

Lampiões a querosene com camisinha e pressão

Uma grande inovação, um lampião a querosene com uma bombinha manual acoplada que dava a pressão necessária para a queima em uma camisinha de seda, com todas as vantagem do querosene só que ilumina muito mais.

 

Lampiões a gás

O mais usado atualmente ótimo para tropas escoteiras e camping em geral, mas não da para carregar em jornadas ou aventuras em montanhas e muito pesado, com gás butano já  pressurizado e camisinhas é limpo quase sem cheiro e eficiente. 

 

Lampiões a gás com bujões descartáveis

Leves ótimos para aventuras trilhas montanhas, uma carga da em media para 2 noites, os refis descartáveis devem ser levados de casa pois não e em todo lugar que se encontram, todas as tropas de Seniores e clãs deviam usar.

 

Lampiões com lâmpadas fluorescentes

Com baterias recarregáveis ou pilhas são a ultima geração de lampiões,  bons para camping, mas ainda tem vida curta sem recarga, e muito pesado e grande para transportar no mochila.  

 

Lanternas a pilha  

Estas são indispensáveis  para qualquer acampamento, mas devemos só comprar as de cabeça, servem para qualquer ocasião  iluminam  para onde olhamos, leves e praticas, já existem muitas variedades de modelos e preços.  Existem uns modelos com lâmpadas alógenas muito eficientes, e com pouco peso temos varias recargas.  

EQUIPAMENTO INDIVIDUAL INDISPENSÁVEL