FAZENDO FOGO SEM FÓSFOROS

MÉTODO DO ARCO 

Neste método o Escoteiro mantem a haste de madeira dura na vertical, com uma das mãos, cuja palma deverá estar protegida por um pedaço de pedra ou madeira e o faz girar  rapidamente por meio de um arco, cuja a corda está enrolada na haste oitavada de madeira dura. A ponta da haste, girando, começa a perfurar uma taboa de madeira macia, que o Escoteiro mantem no lugar com um dos seus pés. Um pequeno entalhe feito na borda da tabua, antes de começar toda a operação, liga com o exterior o buraco feito pela haste girando, e as pequeninas brasas ou fagulhas que saem da madeira caem por esta pequena anertura e vão incendiar a isca ou mecha de fibra secas ou algodão que o Escoteiro pôs sob a borda.  

 

MÉTODO COM PEDRA 

Arranje um pedaço de pedra bem duro, de modo que, com a ponta de aço da faca, consiga produzir faíscas com o atrito. Se a pedra quebrar ou se deixar riscar facilmente quando friccionada pelo aço procure outra . Aproxime as mãos para friccionar a pedra por cima e bem próximo à mecha  (que deverá estar completamente seca ) e cuide para quando começar a fazê-lo, desviar a cabeça para o lado, para que as faíscas não atinjam seus olhos .Uma vez a mecha acesa, abana lentamente as brasas até surgirem as chamas que são alimentadas gradativamente com gravetos até produzir fogo quando você deverá alimenta-lo com a lenha. 

 

MÉTODO LUPA

O meio mais comum de se atear fogo sem auxílio de fósforos consiste em tomar uma lente convexa qualquer ( serve a do binóculo ) e dirigir os raios solares por ela condensados sobre a mecha. As lentes, condensando os raios, têm capacidade de aumentar muito seu poder calorífico.

 

Fogo sem fósforos só com bambu

1- Pegue um pedaço de bambu de mais ou menos 50cm, com espessura media de 8cm, bem seco, mas não pode ser podre. 

2- Corte o bambu ao meio, vamos denominar para facilitar em parte 1 e parte 2.

3- Pegue a parte 1 e bem no meio faça um furo tipo v com a faca.

4- Pegue a parte 2 e afie um dos lados em toda sua extensão também no formato v.

5- Continuando com a parte 2 raspe a superfície tirando um tipo de verniz que o protege,  raspe com a faca tirando uma espécie de palha fibrosa do bambu, faça uma bolinha mas não muito densa para não abafar.

6- Coloque esta mecha de palha de bambu debaixo do corte em v da parte 1, ela deve ficar encostada no corte pela parte interna do bambu, ajude o aboio com uma lasca de bambu, 

7- Esfregue a parte 2 com a berrada afiada no corte da parte 1 com a mecha, em poucos minutos terá fogo.